Torah

 

A Torah, que é também chamada de Pentateuco, é formado de 5 livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. A palavra Torah, ou Torá, vem do hebraico e significa Lei (ou Instrução). A palavra Pentateuco é grega e significa cinco divisões. Os 5 livros da Torah são históricos, mas para os judeus os consideravam como “lei”, porque eles formam uma unidade onde a lei, dada por Deus, é o ponto principal. 
 
Tanach
 
Essa palavra é uma abreviação composta pelas iniciais das palavras hebraicas ´Torah´ (ensinamentos), ´Neviim´ (profetas) e ´Ketuvim´ (escritos), sendo a Torah a base. A palavra Torah referia-se originalmente a uma instrução particular transmitida ao povo por um porta-voz de Deus, como um profeta ou sacerdote. Como esses ensinamentos consistem, sobretudo em preceitos, a palavra Torah é muitas vezes traduzida como Lei; e como esses ensinamentos consistem na essência da primeira divisão da Bíblia que compreende os livros Gêneses, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, a palavra também serve para designar essa unidade, também conhecida como Pentateuco (da expressão grega para cinco pergaminhos), ou os cinco livro de Moisés.
 
Talmud
 
Conjunto de anotações escritas por rabinos e outros religiosos que se diziam dedicados a estudar a Torah, tendo duas versões: a de Jerusalém e a Babilônica, que diferem apenas em certos aspectos. A palavra Talmud é uma derivação da raiz hebraica "lamad", que significa "estudo". Entretanto, apesar de muitos judeus darem muita importância ao Talmud e de tratarem-no como se fosse autoridade e uns até o tratarem como se estivesse acima dos Escritos no Tanach, na verdade o Talmud é apenas uma coletânea de pensamentos e argumentos de rabinos e estudiosos religiosos, que muitas vezes afastam-se muito dos Escritos da Torah, não estando por diversas vezes diretamente baseado nos ensinamentos do Tanach e nem nos textos dos Profetas. 




Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br